terça-feira, fevereiro 27, 2007

Linux versus Windows

Nem vou falar do bafafá proporcionado no final do ano passado por Steven Ballmer. É ridículo, não merece atenção e deve ser desconsiderado, na minha opinião. Contudo, se você quiser mais informações pode ler à respeito aqui neste site: http://showusthecode.com/. Alguns bons blogs também noticiaram o assunto.

Quero somente fazer uma comparação não especulativa ou tendenciosa entre estes dois sistemas operacionais, já que tenho contato com ambos, no meu dia-a-dia.

Boa parte dos usuários de um, ou de outro sistema operacional, não são simples usuários. São soldados que defendem até à morte sua escolha, juntamente com seu ponto de vista e suas crenças. As bandeiras das janelinhas e dos pinguins são hasteadas orgulhosamente e os ataques de ambos os lados são incessantes e calorosos.

Algumas pessoas dizem que isso é bom. Particularmente, acho um pé-no-saco. O fato é que um quer roubar o espaço "forte" do outro. O Linux quer ser desktop e o Windows quer ser servidor. Certo, certo. Eu sei que existe um esforço de quase toda a comunidade Linux para deixá-lo mais "amigável" e que servidores Windows andam até "aguentando bem o tranco". O problema é que ambos desempenham seu "ponto fraco" mediocremente, e seus defensores insistem em continuar batendo na mesma tecla, aquela que aponta para o outro lado, para os benefícios do seu sistema operacional preferido. Isso tudo não passa de uma mania de unificar tudo aquilo que precisamos em um só produto.

Aparentemente não conseguiremos dormir até que consigamos que um sistema operacional derrote o outro, então, após uma boa noite de sono, o derrotado ressurgirá das cinzas, junto com todos os seus fiéis e fanáticos, e começará tudo de novo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente o melhor texto Windows X Linux que já li ehehhe, afinal, foi coerente do início ao fim, e acima de tudo, não manipulou idéias pra defender um ou outro.

Sim... essa discussão é chatinha.