terça-feira, março 13, 2007

Agora fedeu!

Em casa, amontoado no canto do quarto no meu pequeno escritório, tenho três computadores. Um é o computador da empresa onde trabalho e os outros dois são meus. Em horário normal de expediente, utilizo o computador da empresa. Nessa hora, às vezes, minha esposa utiliza um dos nossos dois computadores (o mais novo), enquanto o bom e velho P3 700 fica desligado. Aliás, ele quase sempre fica desligado e é utilizado eventualmente para armazenar meus backups.

Hoje, somente o computador da empresa estava ligado. Era mais uma terça-feira-chuvosa-normal de trabalho, quando derrepente senti um forte cheiro de queimado - Aquele cheiro característico de quando se queima algo que em hipótese alguma deveria estar queimando - Meu Deus, este computador, que nem é meu! Desliguei imediatamente o estabilizador na intenção de "salvar" alguma coisa.

O próximo passo era saber exatamente o que tinha sido destruído. Lá estava eu de quatro por debaixo das mesas na tentativa de poder identificar a origem daquele cheiro, que neste ponto já tomava forma de cheiro de conta bancária negativa, pois este equipamento está sob minha responsabilidade. Estranho, pensei - O cheiro parece estar vindo do outro lado (o lado dos meus computadores). Senti até um pouco de alívio porque os dois estavam desligados. De qualquer modo, fui "farejando" para o outro lado, já que aparentemente era lá a origem do problema.

Como os outros dois computadores estavam realmente desligados e meu roteador e HUB estavam intáctos, só pude pensar que era algum problema na fiação elétrica. Verifiquei todos os cabos. Nada. Bom, eu sabia que precisava ser mais minucioso.

Começei a cheirar as CPU's, começando pelo meu computador mais novo, passando por meu computador de backup e... - Ahá! É você? Mas você não estava desligado? Coloquei a mão por trás do gabinete e pude perceber que estava excessivamente quente para algo que estava desligado. Só para constar, quando eu digo desligado, não estou afirmando estar desconectado da rede elétrica.

À partir deste momento ficou fácil. Abri a máquina e constatei que a fonte tinha ido pro beleléu e era a causa do problema. Ainda não abri para ver o que aconteceu. Quem sabe encontro um inseto esturricado lá dentro (o famoso bug).


Lição do Dia

Sempre acreditei que eletrodomésticos desligados, mesmo que conectados à rede elétrica, não queimassem. De hoje em diante, se por alguma razão a casa ficar sozinha, vou puxar tudo da tomada antes de sair.

2 comentários:

Unknown disse...

O problema que ocorreu, Drung, não é nada tão "do além" assim. É que os micros com fontes ATX, quando desligados, a fonte permanece ligada á corrente elétrica.
Um dos diferenciais entre os modelos de fonte AT e ATX está no tipo de botão interruptor do micro. Lembra-se que o botão interruptor dos micros antigos (de fonte AT) funcionavam de um modo diferente? Quando pressionados eles permaneciam pressionados e para desligar você tinha que pressioná-los novamente e assim voltavam ao lugar de origem? Então, eles liberavam a passagem de corrente elétrica (110 ou 220 V, depende do lugar) para a fonte. Então, quando um micro com fonte AT era desligado, ele era realmente desligado.

Uma fonte ATX funciona de uma forma diferente, o botão de força dela, é um interruptor de energia para a placa mãe.

AT = interruptor elétrico.
ATX = interruptor eletrônico.

Eu nunca deixo meu micro nem seus periférios ligados diretamente na rede elétrica da minha casa, sempre deixo todos ligados no meu filtro de linha; quando tenho que me ausentar, desligo o filtro, assim não corro risto de perder algum equipamento mesmo estando supostamente desligado.

Mas é claro que você foi alertado pelo fabricante, né? Ou se o fabricante não lhe avisou, o técnico da loja que lhe vendeu essa máquina era instruído o suficiente para lhe dar alguns conselhos úteis para prolongar a vida útil do seu equipamento, certo? XD

BFN disse...

Legal, Cooper.

Bom, você disse que "não é nada tão "do além" assim" porque o susto foi meu, e não seu! Hehehehe. Pra mim parecia algo do "outro lado da meia-noite".

E, realmente, é muito difícil sermos instruídos à respeito disso, e também muitas outras coisas importantes. A impressão que dá é que quanto menos o vendedor lhe instruir, menor é o contato que ele tem com você e, conseqüentemente, se der algum problema, ele pode dizer que nunca te viu na vida.