sábado, março 10, 2007

Não aposte na poluição visual!

Você conhece o Google? Esta pergunta, hoje em dia, corre o risco de ser considerada estúpida. Mas e se eu perguntar - Você repara no design dos produtos Google?

Neste momento, pode ser que você esteja resgatando mentalmente a imagem do site de pesquisas do Google, que é o mais popular. Agora me diga - Quantas "coisas" estão piscando ou se movendo pela tela, tentando desesperadamente chamar a sua atenção?

O Google, até que alguém prove o contrário, pode ser considerado o melhor exemplo de negócio na internet dos dias de hoje. E para atingir esta posição, sempre utilizou maneiras bastante discretas para veicular seus patrocinadores. Ao invés do famoso estilo norte americano baseado em banners estravagantes do tipo "Compre, compre, compre!", optaram por algo mais discreto e inteligente, como os AdSenses, que são montados de acordo com o contexto do site que os apresenta. Simplesmente genial!

Mas e aí? Será que as pessoas ainda não perceberam essa genialidade? Por quê ainda temos que topar com sites que utilizam banners apelativos, se o Google já provou que existem maneiras melhores de atrair as pessoas? E nem quero falar daqueles malditos pop-up's porque quero tentar esquecer que eles existem!

Não quero entrar em confronto com ninguém que defenda esse tipo de marketing apelativo. Para essas pessoas, só quero deixar um recado - O Google introduziu novos conceitos relacionados ao marketing na internet e as pessoas estão se habituando à eles. Portanto, não se espante se estas pessoas começarem a fechar seu site, sem dó nem piedade, caso você aparente estar desesperado para que elas cliquem em um determinado lugar. Pessoas de bom senso geralmente se aborrecem quando sofrem tentativas de serem manipuladas.

5 comentários:

Paulo Brito disse...

Um dos efeitos colaterais desse visual limpo do google (se é que é colateral mesmo) é a velocidade. No sistema de busca, que acabou virando um ponto inicial para muita gente, o carregamente é quase instantâneo. Isso só colaborou com a boa imagem que o google conseguiu. Apesar da crescente velocidade de acesso à internet, muitas empresas ainda sobrecarregam o saco do visitante.

arroupado.blogspot.com

Unknown disse...

Sou uma das pessoas que fecha sites poluidos. Me considero agredido com banners piscando, fontes coloridas demais, e principalmente com sons! E não me importo se o site pode ter a informação que quero, simplismente fecho a página e pronto.
Você pode constatar uma coisa á respeito desse tipo de site: A maioria desses sites poluidos não roda direito no Mozilla, mais um grande motivo para eu fechá-los! Se não roda, não foi elaborado pensando nas pessoas que utilizam sistemas operacionais não-windows, logo é um site fora da realidade, que não me interessa.

Bruno Pedrozo disse...

Concordo 100% com a parte dos banners piscando. Mas agora. Sério. O site de buscas tudo bem mas agora tudo tem que ter a mesma cara? Gmail foi uma revolução mas nem por isso tudo tem que ser igual. Eu gosto muito do esquema do Google Reader mas não uso pelo visual muito igual que irrita. Não tem personalidade.

Por isso eu uso o Newshutch pra assinar feeds. Ele é simples, mas é original.

Anônimo disse...

Em tempos de "web 2.0" usar pop-ups é o erro mais grotesco e imbecil que se pode cometer.

E nisso os portais brasileiros são nota 10, infelizmente.

BFN disse...

Bruno, você está certo, claro. Uma aplicação deve ter uma identidade. E digo mais, deve ter uma postura, uma opinião. A diversidade é sempre bem-vinda, mas sempre mostrando apenas o que realmente é necessário, sem elementos que irritem seus usuários.

LeanDrow (hehehe... ficou legal o nome), realmente, pop-up's são uma das coisas mais detestáveis da internet. Verdadeiros assassinos de paciência.