quinta-feira, março 15, 2007

A Credibilidade do Blog

Existem pessoas que escrevem muito bem. Outras nem tanto, mas se esforçam. Também tem aquelas que estão pouco se lixando, bem como as mais desprezíveis, as que copiam e colam indiscriminadamente, entupindo a internet com informação redundante.

Os dois primeiros tipos geralmente proporcionam uma boa leitura, onde podemos encontrar seriedade e opinião. Se estivermos lendo algo que seja do nosso conhecimento, poderemos facilmente avaliar a qualidade da informação. Por outro lado, se não conhecermos o assunto, ainda assim poderemos avaliar a qualidade através dos argumentos do autor e comentários dos leitores. Um artigo de um blog é posto à prova quando é publicado, e caso seja ruim, futuramente será conhecido como tal.

Quando um artigo é tomado pelo descrédito, seu autor também é penalizado, perdendo pontos com seus leitores habituais. Ele provavelmente será marcado por comentários negativos e conseqüentemente isso afetará também os novos leitores. Como as pessoas querem que seus textos sejam lidos, caso contrário escreveriam em diários pessoais, acredito que haja um certo apreço pela qualidade do conteúdo.

São os leitores desses blogs que vão definir o futuro. Com o passar do tempo surgirão nomes. Alguns autores se transformarão em "celebridades virtuais" (isto já acontece), outros cairão no esquecimento e alguns se arrependerão de ter iniciado. O fato é que, no futuro, quem merecer crédito, o terá.

E para "fechar o boteco", gostaria de lembrar daquela tragédia com o vôo 402 da TAM em 1996. Lembro muito bem de uma emissora de TV dizendo, na época, que a última frase do piloto teria sido - "estou salvando a escola". Em um video que pode ser encontrado no YouTube, que supostamente mostra a análise da caixa-preta da aeronave, incluindo o som da cabine, podemos perceber que a última frase é - "meu Deus, não!".

Antes mesmo de questionar a autenticidade desse vídeo, pense naquilo que você diria caso estivesse pilotando um avião prestes a bater no chão. Você provavelmente estará próximo da verdade. E ela não virá, necessariamente, de uma emissora de TV. Esse é o ponto. Se tivermos a capacidade de digerir a informação e evitar "notícias mastigadas", provavelmente encontraremos a verdade e saberemos a quem dar crédito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Drung, realmente existe uma diversidade de blogs. A direção que seguem depende do objetivo de cada um dos seus editores, ou seja, aquilo que imaginam como destino do seu blog: uns são verdadeiros diários eletrônicos; outros, retransmissores de notícias; mas, acredito que a maioria preocupa-se mesmo em ser formador de opinião e, nesse sentido, propagar idéias. Claro que o assunto do dia desaba em quase todos, como o caso da queda do avião da TAM naquela primeira semana e o do recente assassínio do garoto João Hélio. Aprendi que um blog, antes de tudo, é o reflexo do interesse do seu editor. Isso explica a diversidade de estilos e focos. Penso que os blogs brasileiros estão caminhando para uma profissionalização visível. Quem acompanha de perto a blogosfera, descobre blogueiros talentosos que, além de escrever muito bem (como exemplo destaco este seu post que comento), ainda transmitem suas idéias com ótima argumentação. Blog é isso, absoluta liberdade de expressão. Voltar ou esquecer sempre será uma decisão pessoal do visitante. Quando tenho tempo visito o maior número de blogs possível e tenho frequentemente retornado em vários deles. É isso. Tá aí a minha humilde opinião. Adorei o post pelo tema muito interessante. Abraços, Mário.

BFN disse...

Mário, é um prazer tê-lo aqui, comentando no meu blog.

Assim como você, eu também acredito na profissionalização dos blogs. E até arrisco a dizer que, no futuro, na história da democracia, os blogs estarão presentes como uma espécie de marco. Atualmente ainda vivemos numa era em que a "liberdade de expressão" está atrelada ao "politicamente correto". A minha espectativa é que esta "liberdade" realmente se liberte com o passar do tempo.

Abraços

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта drung.blogspot.com