sexta-feira, março 23, 2007

Microsoft e a W3C

De carona neste post do Marco Gomes, e especialmente na onda da campanha No More IE Hacks, gostaria de trazer à tona uma coisa meio esquisita.

Bom, a World Wide Web Consortium (W3C) é o grupo de pessoas e empresas que produz as famosas especificações para aplicações WEB, como o HTML, CSS, XHTML, XML, etc. Até aqui, tudo bem. Nada de estranho.

A razão da esquisitice, é a presença da Microsoft na lista dos membros da W3C. Se o IE é tão conhecido por ignorar certas especificações, o que estarão fazendo os representantes da Microsoft na W3C?

6 comentários:

Paulo Brito disse...

Dei uma olhada no post do Marco Gomes e o exemplo que ele deu, o gotstress, mostra claramente a indiferença da microsoft em relação aos padrões: 70% do site simplesmente não aparece no IE6!! E como no IE7 funciona, isso só mostra que um "erro" foi admitido. Só falta admitir o restantante deles!

arroupado.blogspot.com

Charles Abreu disse...

Acho que esses comitês funcionam mais ou menos como aquelas reuniões de projetos da maioria das empresas. Todos abstraem o máximo que podem - há uma sensação geral de orgulho nisso -, puxam a brasa para a sua sardinha, tiram o "smart-ass" - hehehe - da reta e encerram "todos entendidos". Depois cada uma volta para o seu canto e faz aquilo que é preciso fazer quando a água bate na bunda.

Um dia ainda haverão de me provar o contrário, mas ainda insisto em acreditar que os padrões de fato - aqueles selecionados naturalmente por seus méritos e consagrados pelo uso - é que definem os padrões de direito - os oficiais -, e não o contrário. Se eu entendi bem, o Bill tem apostado justamente nisso.

Anônimo disse...

Creio que a Microsoft faz parte pro interesse mútuo. Para o padrão é interessante que todos pelo menos tentem se adequar, além do fato de que uma empresa grande estar presente dá mais credibilidade ao padrão. Para a Microsoft é interessante pelo simples fato de que ela provavelmente não quer que um padrão seja aprovado sem que ela avalie, além de poder mudar coisas...

Unknown disse...

Não acredito que a Microsoft possa trazer credibilidade alguma para o W3C. São especialistas em ignorar convenções. Por que o Javascript é um campo minado hoje em dia? Por que a Microsoft resolveu ditar um novo padrão, mas um padrão que só funciona no IE.

Acho que ignorar convenções é especialidade do povo norte-americano (vide Tratado de Kyoto).

Anônimo disse...

7 dias sem postar? força ae! :P []s

Anônimo disse...

O IE 7 até que melhorou, mas o 6 é um inferno. Quem agüenta ficar horas criando algo para depois ver quebrado naquela joça? Hoje em dia já me acostumei a testar qualquer coisa, por mais insignificante que seja, no IEca, para não perder tempo.